O que o Domingo de Ramos nos ensina para os dias de hoje?
Lembrem-se: no domingo, Jesus é recebido com festa, aclamação e saudação com os "famosos" ramos, que era uma forma de saudar visitantes ilustres, marcar fatos vitoriosos. Quatro dias depois, todo mundo já sabe o que a mesma população fez, né? Estamos na Semana Santa, onde rememoramos o momento em que Jesus dá a vida por nós.
Bando de hipócritas, né?
1- Quantos daqueles que o saudaram no domingo, gritaram, com igual histeria "Crucifica-o", ao serem perguntados pelas autoridades do Império Romano: este homem se diz filho de Deus, o que fazemos com ele? "Crucifixa-o". Povo espetaculoso que, do mesmo modo largou as panelas sujas, o quintal por varrer, um martelo pra bater um prego (sim, só posso classificar assim, pois se mostraram hipócritas), foi ao outro "espetáculo" em cartaz na sua cidade, na mesma semana, a prisão, condenação, subida ao Calvário, crucificação e morte? Gente estúpida, gente hipócrita" (estes versos da canção retratam bem)
Não nos iludamos com as glórias, que é o momento em que aparece amigo de todo lugar, parece até que brotam do chão. Não esperemos GRATIDÃO, LEALDADE, CORAGEM, HONESTIDADE DE PRINCÍPIOS E COM AMIZADES "DESINTERESSEIRAS". Isto não existe, é raríssimo.
E se Jesus se submeteu àquilo tudo, foi para nos deixar também esta lição: cuidado com os falsos aplausos , As mesmas vozes que o aclamam hoje, estarão te traindo daqui a 4 dias.
Quando aprendemos que Jesus morreu na Cruz por nós, eu interpretaria que ele tentou nos ensinar como é a humanidade e nos convocar a acabar com isto na civilização. Ele deu a vida somente para nos ensinar estas coisas, pois com seu exemplo, que era Deus e Filho de Deus, se passou por tudo isto, que diremos nós?
Que surpresa nos causam as amizades oportunistas e falsas, se nem Jesus escapou da ingratidão, traição, covardia e deslealdade.?
E quem te aplaude e te chama de rei hoje, certamente, quando a coisas estiverem apertando para o seu lado, vai lhe virar as costas, lhe enfiar o punhal, gritar contra você na semana que vem (ou no ano que vem, ou daqui a dez anos)
2- Eu, em meu próprio nome, não gosto da celebração de ramos. Exatamente porque ela me faz pensar n E volta a te procurar na maior cara de pau, se perceber se vc está, como diz aquele vídeo antigo "tomando seus bons drink (sic) . Qunata hipocrisia.
3- Quantos e quais amigos foram com Jesus até o fim? Quantos lhe tentaram aliviar o peso da cruz, Calvário acima, como Simao Cirineu, que tentou ajudar Jesus a carregar o peso, mas foi impedido pelos algozes. Quem lhe enxugará o rosto, como fez a mulher tenta aliviar o ardor dos olhos de jesus, molhados por sangue e suor, escorrendo por toda a face, enxugando com o lenço?
Nada disso, provavelmente ninguém fará isto por você. Vai ter gente alegando que não pode porque tem horário na manicure,(digo isto porque, certa vez, ao pedir a uma amiga que me acompanhasse num momento difícil, ela me respondeu exatamente assim). Vai ter gente fingindo que nem te conhece e vai ter gente que não vai te acompanhar na subida do Calvário porque vai se adiantar para garantir um bom lugar para ver o espetáculo.
4- Quantos amigos entre os que mais confiava, foram firmes e corajosos ? Nada disso, você vai encontrar na vida é muitos Judas Escariotes, Pedros , amigos que a quem você pede proteção, ou seja, no caso de Jesus, ele pediu aos amigos para ficarem alertas para protegê-lo contra a chegada "de surpresa" do Exército, porque Ele ia ao Monte rezar, ao voltar, encontrou os bonitinhos dormindo de roncar embaixo da árvore.
E é isto o que vai acontecer a você, não se iluda. Até aprender a separar o joio do trigo, você vai ser picado por muitas cobras e escorpiões.
MAS JESUS TENTOU COLOCAR ISTO NA SUA CABEÇA, CRIATURA!!!!!! ELE MORREU PARA NOS MOSTRAR A CAPACIDADE DE MALDADE DO SER HUMANO E PARA QUE, CONHECENDO A VERDADE, NOS LIBERTEMOS DAS FALSAS ILUSÕES.
5- Pedro jurou que amava Jesus, que jamais o trairia. Jesus, após perguntar 3 vezes, afirma : você vai me trair três vezes antes de o galo cantar. E não deu outra. -Pedro, você conhece este homem que foi condenado e crucificado? _ Eu: Não. Imagine!!!!Nunca vi tal pessoa.
PE-DRO fez isto. E você vai encontrar , na vida, mais "pedros traidores" do que imagina, mas faça como Jesus, finja que acredita. O mesmo em relação a Judas: finja que não sabe que ele é um traidor. Isto está lá na história de Cristo. E eu repito, Ele tentou nos ensinar. Passou por tudo isto, da Glória ao Calvário em 5 dias para nos ensinar muita coisa.
6- E Pilatos? Vou lavar as minhas mãos, façam o que quiserem "não tenho nada a ver com isto". Quantos Pilatos você já encontrou na vida? Quantas vezes preferirão "lavar as mãos", não se meter nas suas questões, se fazer de bonzinhos, mas omissos e coniventes.?
7- Quem não arredou pé daquela Cruz? Sua mãe, claro!!!!! E seu dois melhores amigos.
Estão entendendo o que Cristo tentou nos ensinar? Ele poderia escolher não passar por tudo isto, mas passou, nos deu a vida para que aprendamos a viver como gente de bem, gente honesta, leal, íntegra, grata. Que nos previnamos contra os escorpiões fantasiados de filhotinhos de gatinhos, que não hesitam em dar a picada assassina na primeira oportunidade de puxar o seu tapete, que aprendamos a nos defender do sofrimento da decepção.
Bom, amigos, ao longo desta semana , em que a Igreja Católica no mundo inteiro rememora estes acontecimentos, sempre que der eu posto minhas reflexões. Se vocês quiserem ler, fiquem à vontade. Só não venham censurar o tamanho do meu texto: se isto lhe incomoda, não leia.
Tema da "aula" de hoje(rs): hipocrisia, bajulação, traição, omissão, deslealdade, confiança traída, abandono. Isto te soa familiar? É sinal de que você existe. Ninguém escapa de uma facada nas costas ao longo da vida.
Mas não se culpe por confiar em quem não mereceu.
Ainda ontem , Saturnino Braga, ex-prefeito da cidade do Rio de Janeiro, respondeu com a seguinte frase, quando lhe perguntaram como se definiria: "Eu me definiria como um homem ingênuo . E que nunca se arrependeu de ser ingênuo".
Que nunca nos deixemos nos abater com a dor da decepção, da ingratidão. A maioria das pessoas é assim. E Deus escolheu muito bem quem andaria com ele (um monte de vacilões) para nos ensinar algumas coisas:
-Se aconteceu comigo, vai acontecer com você, fique esperto.
-A única pessoa que te protege é Deus. Pode parecer paradoxal, pois , então, como Deus não suspendeu tudo quando Jesus pediu: Pai, se for possível ,afasta este cálice (que tão bem cantou Chico Buarque: "Pai ,afasta de mim este cálice, afasta de mim este cálice de vinho tinto de sangue"? Estava escrito. Foi para isto que Jesus viveu e morreu. Para nos ensinar a viver melhor, porque nós todos , uma vez ou outra, também cometemos estes gestos de omissão etc, não apenas os sofremos.
-Não esperemos encontrar na Igreja gente diferente e do bem só porque são da Igreja. E não desanimemos por isto, Jesus não desistiu daquele monte de vacilões,
E se você me responder: Tudo isto é invenção, Jesus não existe, é um personagem fictício.
Eu respeitaria sua opinião (como sempre faço) e simplesmente responderia (como sempre respondo): partindo do princípio de que você esteja certo, veja que lindo personagem e que lindas lições você pode aprender com ele!
Nenhum comentário:
Postar um comentário